e procurar encontrar soluções
«Reforçar a democracia, <br>preparar o futuro»
A Câmara da Moita realizou, entre 23 e 26 de Setembro, o Roteiro da Freguesia da Moita. O presidente da Câmara, os vereadores com pelouros e os eleitos da Junta de Freguesia contactaram de perto com agentes locais e população.
Este roteiro iniciou-se com uma visita às instalações do Mercado Municipal da Moita e aos comerciantes que desenvolvem a sua actividade económica naquele espaço. Na parte exterior, a comitiva definiu algumas zonas que irão ser alvo de melhorias, tornando o espaço público mais apelativo.
Seguiram-se as visitas ao Parque Municipal e ao exterior das antigas instalações do quartel dos Bombeiros Voluntários. Este imóvel, adquirido pelo Ministério da Administração Interna para a instalação do quartel da GNR, encontra-se em avançado estado de degradação, uma situação de que o Governo tem conhecimento, através dos consecutivos alertas da Câmara Municipal que continua a aguardar, há já vários meses, uma resposta ao último pedido de reunião com o secretário de Estado adjunto do Ministro da Administração Interna.
Neste roteiro, que abrangeu o centro da vila da Moita, Penteado, Brejos, Palheirão, Carvalhinho, Pinhal da Areia e Alto de São Sebastião, o presidente da Câmara, Rui Garcia, os vereadores Daniel Figueiredo, Vivina Nunes, Miguel Canudo e João Romba, em conjunto com o presidente da Junta de Freguesia, João Miguel, puderam ainda avaliar a vala do rio da Moita, as redes de saneamento, a necessidade de diversos arranjos exteriores, o estado de conservação de vários equipamentos, sinalização, passeios, pavimentos, entre outros.
No Penteado, o presidente da Câmara Municipal garantiu aos moradores que a conclusão da Rede de Saneamento Básico na zona urbana consolidada vai ter início em 2015, num investimento que rondará um milhão de euros.
Na vertente associativa, os eleitos reuniram com o Clube Amigos do Atletismo da Moita, Clube Recreativo do Penteado, Grupo Chinquilho «A Vontade do Povo», Clube Recreativo do Palheirão e Grupo Desportivo e Popular do Chão Duro, cinco exemplos do dinamismo que caracteriza o movimento associativo da freguesia e do concelho.
Durante o Roteiro, realizaram-se também encontros com as Comissões de Moradores do Bairro da Caixa, Bairro da Bela Vista e Bairro Novo.